quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Notícia - Eventos

Mascaro realiza conferência na UFSCar nesta sexta-feira

 

O jurista Alysson Leandro Mascaro realizará, nesta sexta-feira, conferência na Faculdade de Educação da UFSCar, em São Carlos, sobre o tema “A Filosofia do Direito de Hegel”. A recepção de Mascaro está a cargo do grupo de pesquisa Direito & Educação, liderado pelo Prof. Dr. João Virgílio Tagliavini. Mascaro, que é professor da Faculdade de Direito da USP (Largo São Francisco) e da Universidade Presbiteriana Mackenzie, falará a respeito de suas reflexões sobre o pensamento jurídico hegeliano, lastreadas no seu livro “Filosofia do Direito” (Editora Atlas), que é utilizado como base dos estudos do grupo de pesquisadores da UFSCar.

 

A conferência, que se dará às 14h30, é também aberta a professores, pesquisadores e alunos da área de direito e ciências humanas da região.

 

Atividades acadêmicas e jurídicas pelo Brasil

 

Nas últimas semanas, Mascaro realizou várias atividades acadêmicas e jurídicas pelo Brasil, dentre as quais se destacam:

 

Ministério Público de São Paulo

 

No dia 21 de outubro, Alysson Leandro Mascaro realizou conferência no 15º Congresso de Meio Ambiente e 9º Congresso de Habitação e Urbanismo do Ministério Público do Estado de São Paulo, realizado em Águas de São Pedro. Para um público de centenas de promotores e procuradores de justiça, Mascaro tratou do tema “Direito Ambiental, Direitos Sociais e Princípios Jurídicos”. Na ocasião, Mascaro recebeu placa de homenagem da instituição, pelas mãos do Procurador de Justiça Antonio Visconti.

 

Mackenzie Campinas

 

Na Faculdade de Direito do Mackenzie, em Campinas, Alysson Mascaro abriu a sua II Semana Jurídica, no dia 24 de outubro. Recebido pelo Coordenador do Curso, Prof. Roque Theophilo Júnior, e pelo corpo docente da instituição, no auditório do antigo Seminário Presbiteriano, Mascaro falou a um público de centenas de estudantes de direito a respeito da filosofia do direito e de suas perspectivas críticas.

 

PUC – Campinas

 

Na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Mascaro realizou conferência, também no dia 24 de outubro, a respeito do tema “Novos horizontes do pensamento jurídico contemporâneo”, falando para um público de mais de mil pessoas, que acompanharam em um espaço montado especialmente para ocasião e com transmissão ao vivo para outros auditórios, com extensa sessão de autógrafos ao final.

 

Monte Carmelo – MG

 

Na cidade de Monte Carmelo, em Minas Gerais, Alysson Leandro Mascaro proferiu conferência no dia 04 de novembro, para um público composto por centenas de autoridades, prefeitos, vereadores, juízes de direito, promotores, advogados, professores e estudantes. Na ocasião, na Fundação Carmelitana Mário Palmério – FUCAMP, Mascaro foi recebido pelo Prof. Rogério Zeidan e por toda a direção da instituição, que está iniciando as atividades de sua faculdade de direito, lançando também o primeiro número da Revista Direito & Realidade. Tal revista contou com o prefácio de Mascaro. No sábado, 05 de novembro, acompanhando Mascaro, realizaram-se na mesma instituição as palestras dos Profs. Camilo Onoda Caldas e Celso Naoto Kashiura Júnior. Além da conferência, Mascaro realizou duas sessões de autógrafos de seus livros, tendo também autografado os exemplares de suas obras que são manuais básicos adotados pela instituição.

 

Araçatuba – SP

 

Em Araçatuba, no Centro Universitário Toledo – Unitoledo, Alysson Mascaro realizou atividades acadêmicas no dia 07 de novembro, na pós-graduação, a convite do Prof. Plínio Antonio Britto Gentil, tendo sido examinador de banca de mestrado. Na ocasião, Mascaro foi recebido em Araçatuba por Plínio Gentil, Procurador de Justiça, e pelo Prof. Fabrício Muraro Novaes, Professor da instituição e Doutor em Direito.